A Frutose
A frutose é um monossacarídeo conhecido como o açúcar da fruta e é mais doce que a sacarose. Como o próprio nome o implica, ele está presente em todas as frutas em proporções elevadas que farão com que tenhamos problemas na hora de comer. Por esse motivo, numa introdução alimentar, deve-se começar pelas frutas com menos quantidade de frutose. Algumas frutas terão, além da frutose, outras substâncias nocivas como polióis, dificultando sobremaneira sua ingestão.
Porém, a frutose não está presente somente nas frutas, encontramos frutose nas verduras, legumes e hortaliças. Portanto, ao montar a dieta será necessário verificar o conteúdo desse açúcar nos vegetais.
Ademais, os vegetais podem conter ainda glicose, frutose e sacarose ao mesmo tempo. A sacarose é um dissacarídeo formado pela união de uma molécula de glicose e outra de frutose. Então para se calcular a quantidade de frutose de um vegetal, deve-se somar a quantidade de frutose e a quantidade de frutose contida na sacarose. O mesmo deve ser feito com relação à glicose. É sabido que quando um alimento tem mais quantidade de glicose do que de frutose será melhor tolerado que o inverso. A presença de uma quantidade maior de glicose no intestino delgado melhora a absorção da frutose possivelmente devido a um fenômeno chamado translocação do GLUT2.
A presença de frutose também se faz em alimentos processados pela indústria, uma vez que ela é obtida a partir do amido de milho. O produto resultante se chama xarope de frutose que vai ser utilizado em muitos alimentos processados. Os alimentos que contem essa substância não são aptos.